Cidades Sustentáveis. Você sabe o que elas são?

Publicado em 26 outubro 17 às 14:43 por luizcotta

O conceito de Cidade Sustentável refere-se aos espaços que adotam uma série de práticas eficientes voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população. Isso inclui ações de desenvolvimento econômico e, claro, preservação do meio ambiente, sendo a correta destinação dos resíduos sólidos a condição primordial para adquirir o título.

Hoje, a preocupação com a exploração desenfreada dos recursos do planeta mostra que a ideia de sustentabilidade surgiu como uma saída para a coexistência do progresso e o meio ambiente, daí a importância das Cidades Sustentáveis e a correta destinação de seus dejetos.

Colaborando para que o país iniciasse o enfrentamento aos principais problemas provocados pelo manejo inadequado de resíduos e o surgimento de cidades preocupadas com o meio ambiente, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), aprovada em 2010, propõe como pilar a responsabilidade compartilhada. Isso significa que todos, indústrias, distribuidores e varejistas, prefeituras e consumidores, são responsáveis pelo lixo produzido e seu descarte correto.

Além disso, o descarte correto apresentou um novo olhar sobre as soluções na área de resíduos: o reaproveitamento. Se manejados adequadamente, os dejetos adquirem valor comercial sob novas formas, tornando-se matérias-primas ou insumos, dependendo do tipo de elemento. Assim, o descarte correto, além de contribuir com a redução do impacto ambiental, reflete positivamente no âmbito social e econômico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *